logotipo acertado trxto topo Capa VL 15
HOME
PERFIL DO EDITOR
EDIÇÕES ANTERIORES
MIDIA KIT
FALE CONOSCO

FAZENDA VISTA ALEGRE: HOSPEDAGEM GUEST HOUSEFazenda Vista Alegre

Nem pousada, nem hotel-fazenda. Em uma iniciativa inédita no Vale do Café, a Fazenda Vista Alegre adota um conceito novo de hospedagem, ideal para quem busca uma viagem histórica em harmonia com a natureza

Historiadores atestam que a Fazenda Vista Alegre é considerada um dos mais importantes patrimônios do século XIX. Nela despontam formas arquitetônicas em perfeita harmonia com belíssimos jardins. Originalmente dedicada ao plantio do café, muito embora os primeiros imigrantes dinamarqueses do Vale do Café fundaram na fazenda, em meados de 1912, a primeira indústria de queijos, os famosos Laticínios DANA, ensinava-se na Vista Alegre música, artes teatrais e religião. Instalada em uma de suas benfeitorias, a Escola de Ingênuos, como ficou conhecida, foi a primeira no país a alfabetizar filhos de escravos e crianças pobres das redondezas.
Lá havia também a Casa da Música, onde se preparava a banda sinfônica da fazenda, antes de suas prestigiadas apresentações. No auge do ciclo do café, recebeu visitantes ilustres, como o Conde D’Eu e o pianista e compositor americano Louis Moreau Gottschalk. Desde 1980, a Fazenda Vista Alegre pertence à família Mattos Santos. A administração da fazenda está sob a responsabilidade de Renata Mattos, filha de Vera Maria Willmann de Mattos e Delio Aloisio de Mattos Santos Filho. Atualmente, as principais atividades da fazenda são a criação e venda de gado, além da formação de um centro de treinamento para cavalos novos e de competição.

Hipismo_Fazenda Vista Alegre Fazenda Vista Alegre_Chá da Tarde

HOSPEDAGEM GUEST HOUSE

Além de ser referência em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, a Fazenda Vista Alegre já foi cenário de muitas produções televisivas, como as novelas “Pacto de Sangue” (1989), “Salomé” (1991) e “A Viagem” (1994). Desde 2012, a fazenda abre sua sede – um palacete rural original do séc. XIX – para receber hóspedes. Com uma proposta inovadora na região do Vale do Café, a recepção funciona a partir do conceito de hospedaria Guest House. Dessa forma, a atividade desenvolve-se como um turismo de habitação, apresentando uma hospitalidade diferenciada dos hotéis-fazenda e pousadas.
Os hóspedes ficam juntamente com os proprietários, na sede, para vivenciar toda a dinâmica da fazenda. O resultado é uma atmosfera familiar, original e que possibilita uma imersão histórica e cultural por um dos mais importantes patrimônios históricos do Ciclo do Café no séc XIX. O local oferece seis quartos, sendo 3 suítes. Vale destacar que a Vista Alegre não é pousada nem hotel-fazenda. Trata-se de um conceito novo de hospedagem ideal para quem busca uma viagem histórica em harmonia com a natureza.

Vista Aérea_Fazenda Vista Alegre

ENTREVISTA
Renata Mattos

“Queremos proporcionar aos nossos visitantes a possibilidade de uma vivência histórica e cultural. O objetivo é que todos façam uma verdadeira imersão cultural pela dinâmica da fazenda, sentindo o tempo do campo e o aroma do ambiente rural”

 

 

 

Renata Mattos_Fazenda Vista Alegre Renatta Mattos, com os pais Vera Maria Willmann de Mattos e Delio Aloisio de Mattos Santos Filho

 

VIAGEM + LUXO: O que representa a Fazenda Vista Alegre para você?RENATA MATTOS: A Fazenda Vista Alegre representa um legado de história e cultura que remonta o ciclo do café no Brasil. Além da importância histórica, a fazenda é, pra mim, o símbolo de uma família. Adquirida pelo meu avô paterno em 1980, este ano, completamos 40 anos na propriedade. É a maior longevidade de uma mesma família nas terras da fazenda. Em 2012, minha mãe comprou, com meu pai, a fazenda do meu avô. A partir deste ano, eu me envolvi na administração do negócio, transformando-o em algo sustentável, já que na liderança do meu avô, a propriedade, apesar de ter tido atividades econômicas, tinha o objetivo de ser apenas uma casa de campo da família. Portanto, como profissional, a fazenda tornou-se uma conquista, um “case de sucesso”. A casa-sede tem quase 200 anos e atravessa os séculos como um organismo vivo de memórias históricas e familiares.  Há enorme esforço para seguirmos com a preservação e manutenção de um patrimônio como este. E tudo isso é motivo de muito orgulho pra mim.

À frente de um empreendimento que envolve preservação e hospitalidade, qual é a sua proposta aos visitantes da fazenda?
A proposta de nossas visitas guiadas é possibilitar uma vivência histórica e cultural. O objetivo é que os visitantes façam uma verdadeira imersão cultural pela dinâmica da fazenda, sentindo o tempo do campo e o aroma do ambiente rural. É, acima de tudo, disseminar um pedaço da história do brasil, promovendo reflexões, debates e trocas produtivas de conhecimento. 
Com a retomada das atividades hoteleiras no Brasil, quais foram as medidas de segurança adotadas pela Fazenda Vista Alegre? Já tem o selo Turismo Responsável conferido pelo Ministério do Turismo? As medidas para a visitas guiadas são: receber apenas pequenos grupos de até 6 pessoas (ambiente é aberto e conta com um gramado de mais de 5mil metros. Então, temos isso a favor. Ainda assim, pedimos o distanciamento mínimo entre todos); uso obrigatório de máscara, disponibilizando álcool em gel para uso durante todo o passeio. Sim, temos o selo do Ministério do Turismo. Este foi impresso e está presente na casa-sede, para informar e certificar aos visitantes que o estabelecimento está seguindo os protocolos de segurança exigidos. 
AGENDE-SE
FAZENDA VISTA ALEGRE
Estrada Valença / Conservatória Km 18, n˚ 2800 – Valença – RJ
Reservas Whatsapp: +55 21 98776 0747 (Vera) | +55 21 98817 0747 (Renata)
renatamattos21@gmail.com  
http://www.fazendavistaalegre.wordpress.com

logoface logoinsta logoissuu
logotipo acertado
(c) VL Editorial 2020 - Todos direitos reservados.